Bem-vindo(a)

O Laboratório de Apoio à Investigação em Medicina Molecular foi criado com objetivo de promover o desenvolvimento da investigação médica.
Com este Laboratório, a FMUP coloca ao dispor da Academia, do Centro Hospitalar de São João e de outras instituições ou empresas ligadas à saúde, serviços de natureza logística, operacional e de consultoria no contexto de projectos de investigação biomédica, bem como serviços laboratoriais por encomenda, produção de modelos animais mutantes e transgénicos, e ações de formação científica.
O LAIMM dispõe de instalações modernas equipadas com instrumentação laboratorial de ponta, situadas no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina do Porto (CIM-FMUP), e conta com um grupo qualificado de investigadores especializados em vários domínios científicos.


Convidamo-lo(a) a explorar o nosso website onde poderá encontrar informação mais detalhada sobre o LAIMM e os serviços que disponibiliza.

UAMT

Categoria: UAMT Atualizado em sexta-feira, 25 maio 2018

Unidade de Animais Mutantes e Transgénicos

A Unidade de Animais Mutantes e Transgénicos é operada pelo Laboratório de Apoio à Investigação em Medicina Molecular (LAIMM) em parceria com o Biotério Geral da FMUP.
A UAMT foi criada em 2013 em resposta ao interesse e necessidade crescentes da comunidade científica da FMUP e outras instituições no acesso à tecnologia de manipulação genética de animais de experiência.
A UAMT fornece serviços de produção de mutantes utilizando a tecnologia CRISPR/Cas (knock-out, knock-in e transgénicos), bem como por recombinação homóloga (gene targeting) através da injecção de blastocistos com células estaminais embrionárias geneticamente manipuladas, no âmbito de projectos experimentais devidamente autorizados pela DGAV.
Adicionalmente, a UAMT disponibiliza um vasto conjunto de serviços como, por exemplo, a rederivação de linhas de ratinhos mutantes e transgénicos.

 

 

 

Microinjecção de células estaminais embrionárias geneticamente manipuladas em embrião de ratinho em estádio de 8 células.
© 2014 UAMT

Coat colour



Serviços

Categoria: UAMT Atualizado em segunda-feira, 06 março 2017



Presentemente, a UAMT fornece os seguintes serviços:

 



 

Injecção de Células Estaminais Embrionárias (ES cells)

Injecção de células estaminais embrionárias em blastocistos para produção de ratinhos quiméricos com transmissão germinal da modificação genética.

 



 

Microinjecção pronuclear

Injecção pronuclear de DNA em oócitos de ratinho para produção de embriões ou ratinhos transgénicos.

 



 

Rederivação de Linhas de Ratinhos Mutantes/Transgénicos

Implantação cirúrgica e não-cirúrgica de embriões no útero de fêmeas pseudográvidas saudáveis para desenvolvimento intra-uterino até ao nascimento.

 



 

Transfecção de Células Estaminais Embrionárias

Introdução de DNA em células estaminais embrionárias por electroporação para integração estável via recombinação homóloga, ou integração aleatória para transgénese.

 



 

Produção de Quimeras por Agregação

Combinação de células estaminais embrionárias, embriões diplóides e embriões tetraplóides em cultura para produção de embriões quiméricos.

 



 

Vasectomia E Outros Procedimentos Cirúrgicos

Cirurgia de esterilização de ratinhos macho através do corte e ligadura dos canais deferentes, a usar para pseudo-engravidar fêmeas “recipientes”.



Sobre a UAMT

Categoria: UAMT Atualizado em sexta-feira, 25 maio 2018



 

Instalações

A Unidade de Animais Mutantes e Transgénicos conta com instalações dedicadas no Departamento de Biologia Experimental e no Biotério Geral da FMUP.

Nas instalações do DBE, a UAMT dispõe de uma sala de micromanipulação equipada para recolha, micromanipulação, microinjecção, cultura e implantação de embriões, em zona de nível sanitário classificada como zona de biotério convencional.

O Biotério Geral aloja todos os animais utilizados pela UAMT em duas zonas de nível sanitário distinto: a zona convencional, de acesso controlado, onde funcionários e investigadores operam com equipamento de protecção individual dedicado, e a zona SPF (specific pathogen-free) ou zona de barreira microbiológica, de acesso restrito a funcionários residentes, cuja entrada é feita por sala de chuveiro e na qual operam com equipamento de protecção individual completo. Todos os equipamentos e materiais são esterilizados antes de serem transferidos para esta zona.
Os animais são introduzidos nas zonas convencional e de barreira por rederivação (transferência de embriões) ou directamente, quando provenientes de instalações acreditadas de nível sanitário reconhecido, e munidos do respectivo certificado de saúde.
Nas instalações do Biotério Geral, a UAMT dispõe de salas para procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos (implantações uterinas/oviducto e recolha de embriões, respectivamente), bem como salas para alojamento e cruzamento de animais.

 



 

Pessoal

Miguel Luz Soares, Ph.D. – Director / Investigador Especialista
Tel. 22 042 6779
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Carlos Daniel Vasconcelos, B.Sc. – Técnico Especialista
Tel. 22 042 6733
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

António Carlos Ferreira, Ph.D. - Investigador
Tel. 22 042 6733
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 



 

Contactos

Laboratório de Apoio à Investigação em Medicina Molecular
Centro de Investigação Médica - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Alameda Prof. Hernâni Monteiro, 4200-319 Porto, Portugal
Tel:  (+351) 22 042 6779
Fax: (+351) 22 551 3655