Objetivos

Atualizado em 26-01-2017 Imprimir Email

Sobre o LAIMM

A ideia da criação de um laboratório com o propósito exclusivo de apoiar a investigação em medicina molecular surgiu há cerca de dez anos no Laboratório de Biologia Celular e Molecular da FMUP. Nasceu aquando da conceção das novas instalações da FMUP, recentemente inauguradas sob a designação de CIM-FMUP, contando desde logo com um espaço de laboratório dedicado no piso projectado para alojar aquele Serviço. O atraso na concretização do projecto, a par da constante procura de ajuda para aconselhamento e realização de trabalho de biologia molecular por parte dos Serviços Clínicos da Faculdade, levaram à criação de uma estrutura embrionária que, com o apoio de investigadores do Serviço de Biologia Celular e Molecular e o recurso aos equipamentos aí instalados, ia acolhendo variadas solicitações. A concretização plena desta ambição só foi possível, no entanto, através do recente financiamento de um projeto destinado à capacitação da atividade de pós-graduação da FMUP para a formação de médicos e outros profissionais de saúde, que se pretende mantenham a sua actividade profissional enquanto se envolvem em trabalho científico. O LAIMM conta agora com um pequeno grupo de biólogos moleculares dedicados por inteiro a esta missão e um laboratório munido de equipamentos de ponta, a que se junta uma série de metodologias em uso corrente no Departamento de Biologia Experimental e o “knowhow” de toda a sua equipa de docentes e investigadores.  

 

Missão

O LAIMM tem como finalidade promover e apoiar a prática de investigação científica em biomedicina, em particular por profissionais de saúde que pretendam manter a sua actividade assistencial, proporcionando assistência logística e operacional, consultoria e formação em investigação laboratorial nas áreas da biologia molecular. Com este objetivo, o LAIMM oferece um conjunto de serviços abrangente, desde o apoio no desenho e implementação de projetos científicos até à execução por encomenda de trabalho laboratorial em biologia molecular e modelos animais.

 

Objetivos

  • Possibilitar investigação científica original de elevada qualidade na área da biomedicina com a participação direta dos agentes de saúde, nomeadamente médicos e outros profissionais de alguma forma ligados à prática clínica.
  • Promover e desenvolver a prática de investigação científica fundamental e aplicada num contexto laboratorial.
  • Apoiar projectos de investigação em curso fornecendo assistência logística e operacional, aconselhamento e formação.
  • Prestar serviços laboratoriais por encomenda na área da biologia molecular e produção de modelos animais.

 

A quem se destina

  • Corpo clínico e de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto / Centro Hospitalar de São João e entidades afiliadas.
  • Grupos de investigação de instituições académicas ou institutos de investigação.
  • Empresas de serviços clínicos / indústria médica e farmacêutica.