Biologia Molecular Essencial - Curso Laboratorial Prático, 15ª edição

Atualizado em quinta-feira, 04 julho 2019

1 - 19 de Julho de 2019

 

Bem vindos,

O curso Biologia Molecular Essencial aborda os princípios e técnicas fundamentais usados em investigação experimental na área da biologia molecular. De natureza essencialmente prática, tem como objectivo a aprendizagem das técnicas correntes essenciais de análise genómica e proteómica, bem como a aquisição de competências em experimentação laboratorial necessárias para prática de investigação em biomedicina.

 

 

2ª Fase

Candidaturas abertas

 

---

 

Admissão

1ª fase


2ª fase

 

 

Instruções              

 


Informação detalhada

 

Biologia molecular essencial - curso laboratorial prático, 15ª edição

Datas: 1 - 19 de Julho de 2019


Este curso aborda os princípios e técnicas fundamentais usados em investigação experimental na área da biologia molecular. De natureza essencialmente prática, tem como objectivo a aprendizagem das técnicas correntes essenciais de análise genómica e proteómica, bem como a aquisição de competências em experimentação laboratorial necessárias para prática de investigação em biomedicina.

 

No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

 

Conteúdos Programáticos:


Genómica:

 

Proteómica:

 

Os participantes poderão focalizar a aprendizagem em técnicas específicas, seleccionando tópicos definidos do conteúdo programático, com o objectivo de adquirir/desenvolver competências sólidas na prática das técnicas que lhes sejam mais úteis do ponto de vista profissional e/ou curricular.

 

Metodologia de ensino

Após uma exposição teórica de cada tópico, terá lugar o módulo de execução prática que incorporará a demonstração da técnica laboratorial seguida da sua execução pelos participantes. A aprendizagem será feita por contacto directo com as técnicas de experimentação laboratorial e pela execução sistemática das etapas conducentes à conclusão da experiência, por todos os participantes.

 

Tipo e critérios de avaliação

Os participantes serão avaliados continuamente durante a execução do trabalho prático laboratorial (85% da classificação) e através da elaboração de uma proposta de projecto experimental original (15% da classificação).

 

Coordenador

Carlos Manuel Gomes Reguenga, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

Corpo docente

Carlos Manuel Gomes Reguenga, Filipe Almeida Monteiro, Miguel Luz Soares, António Carlos Ferreira, doutorados na área de Biologia Molecular, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

Destinatários

Investigadores, estudantes universitários em fim de licenciatura, licenciados e estudantes de pós-graduação nas áreas da Saúde (Ciências Biológicas e Médicas).

 

Critérios de admissão

Formação universitária básica em Ciências Biológicas e Médicas.

 

Calendário

1 - 19 de Julho de 2019

 

Carga horária

162 horas.

 

Horário

2ª feira a 6ª feira - das 09h00 às 18h45.

 

Admissão

O processo de candidatura / inscrição será realizado online, na página da Faculdade de Medicina do Porto.

Instruções para candidatura online    Opções de Incidência Laboratorial

 

Prazo de candidatura online

1ª Fase: 1 a 28 de Março de 2019
2ª Fase: 16 a 30 de Maio de 2019

 

Prazo de inscrição online

1ª Fase: 18 de Abril a 14 de Maio de 2019
2ª Fase: 20 a 27 de Julho de 2019

 

Nº de participantes

15 (máx) / 8 (mín).

 

Critérios de seriação

Análise curricular, área de formação universitária, ordem de matrícula. Elegibilidade de acordo com os critérios de admissão.

 

Créditos

6 ECTS

 

Custo

Membros da FMUP: 550 €;

todos os outros participantes: 650 €.

 

Idioma

Inglês / Português.

 


Informação para estudantes estrangeiros

 

Propinas

As propinas cobrem a instrução e todo o material necessário para o curso. Refeições e alojamento não estão incluídos.

 

Alojamento

Como referido, o Curso não fornece alojamento. Contudo, encorajamos os participantes estrangeiros que procuram alojamento acessível a candidatar-se aos Serviços de Alojamento da Universidade (Serviço Social da Universidade do Porto - SASUP). O SASUP fornece lojamento em 6 Residências Universitárias no Porto, disponibilizando quartos individuais ou partilhados com casa de banho privativa. A Residência de Paranhos é particularmentre conveniente: localiza-se a cerca de 10 minutos a pé do local do curso. 

Após aceitação da candidatura do curso deve enviar-nos um formulário de alojamento devidamente preenchido e assinado. O formulário será reencaminhado para o SASUP; dar-lhe-emos conta do resultado da candidatura de alojamento e, se aceite, detalhes da respectiva reserva. As despesas de alojamento deverão ser pagas directamente nos serviços administrativos do SASUP depois da chegada ao Porto.

 

Requerimentos de Visto

Os cidadãos não pertencentes à União Europeia poderão necessitar de obter um Visto para entrar na Área de Schengen / Portugal para participar no curso. De notar que o processo de obtenção de Visto pode ser demorado; para evitar contratempos deve iniciar-se o quanto antes. Assim, para estudantes estrangeiros que necessitem de Visto recomendamos vivamente que a candidatura seja efectuada na 1ª chamada do processo de admissão do curso, sendo certo que terão tempo suficiente para a sua obtenção. Candidaturas na 2ª chamada não são de todo aconselháveis dado que o prazo é muito apertado para emissão de Visto. 

Tendo a candidatura ao curso sido aceite será imediatamente disponibilizada uma carta de convite para iniciar o processo de solicitação de Visto. Assim que a matrícula seja efectuada será fornecido um certificado de inscrição e, se aplicável, uma carta de reserva de alojamento (do SASUP) para o mesmo efeito.

 


Patrocinadores

 

Agradecemos a todos os co-patrocinadores que contribuiram para a realização deste curso:

 

Alfagene
Bioportugal
GRiSP
NZYtech
Sarstedt